Gestão de base de dados

Bancos de dados ou bases de dados são coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

O que é SGDB? Como Funciona?

Uma base de dados é um conjunto organizado de dados (segundo um modelo de dados) existentes num sistema informático, disponíveis a todos os utilizadores ou processamentos da organização em que o acesso e atualização são realizados através de software específico. O Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) ou Data Base Management System (DBMS) e software utilizado para gerir Bases de Dados, permitindo criar base de dados, modificar Base de dados, eliminar bases de dados, inserir dados na Base de Dados e Eliminar dados da base de dados.

Os SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados) têm um conjunto de requisitos funcionais: a Segurança, a Integridade (só inclui dados válidos relativamente à realidade), o Controlo de Concorrência (Locking, Etiquetagem ou Optimista), e recuperação e tolerância a falhas (Backup e Transactionlogging).

Um SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados) tem tipicamente como elementos, o motor de base de dados, o subsistema de definição de dados, o subsistema de manipulação de dados, o subsistema de administração de dados e o subsistema de geração de aplicações.

Ao nível conceitual de análise, a preocupação essencial reside na semântica dos dados que representa o nível de invariante o mais elevado.

Neste contexto podem ser utilizadas várias ferramentas conceituais, nomeadamente a Entidade Associação (também chamado Entidade Relacionamento) ou o diagrama de classes do UML.

Um esquema lógico é um modelo de dados específico a um domínio de problema expresso em termos de uma tecnologia específica de bases de dados. O esquema lógico não deve ser específico a um produto específico (ou SGBD concreto). Por exemplo, deve indicar quais as tabelas, colunas e relacionamento (se o esquema seguir o modelo relacional), classes (se seguir o modelo de objetos) ou XML.

Na concepção do esquema lógico, o modelo relacional é dos mais utilizados.

O esquema físico descreve os meios físicos através dos quais os dados são armazenados.

Um modelo de base de dados é uma teoria ou especificação que descreve como a base de dados é estruturada e utilizada.

Arquivos