Desenvolvimento de apps: o que precisa saber antes de criar uma aplicação móvel
Entrar no desenvolvimento de apps pode ser confuso. E, apesar de ao longo do tempo termos vindo a dar algumas dicas sobre apps móveis decidimos ir mais à frente. Por isso criamos um guia completo que pode ajudar os nossos clientes e futuros clientes a entenderem o processo. Neste artigo vamos aborda- O que são aplicações móveis e no que consiste o seu processo de desenvolvimento
- Quais são os principais motivos que levam uma empresa a criar uma aplicação
- Alternativas o desenvolvimento de apps nativas – apps web
- Quem a vai desenvolver e como tomar essa decisão
- As alternativas ao desenvolvimento de aplicações
- As vantagens e desvantagens do desenvolvimento de apps
E tudo isto vindo de uma equipa que fez centenas de aplicações móveis para clientes até hoje.
Conceitos básicos
O que são aplicações móveis?
As aplicações móveis são softwares criados especificamente para funcionarem num determinado dispositivo seja ele Android, iOS, web ou outra tecnologia, que normalmente podem ser acedidas em dispositivos portáteis, como smartphones, computadores e tablets, daí a designação de móveis.
O que é o processo de desenvolvimento de apps
É todo o processo que vai desde a criação do conceito, passando pela criação do UI/UX e do desenvolvimento da app, testes e atualizações de melhoria.
A minha empresa está a pensar criar uma app. E agora?
Primeiro deve pensar se precisa mesmo de uma app. Depois deve explorar as opções existentes no mercado para ver se alguma se adapta às suas necessidades e grau de controlo desejado. E se a resposta à primeira pergunta for sim e a resposta à segunda for não, faz sentido avançar para o desenvolvimento de uma app.
Quais os motivos que levam uma empresa a criar uma app?
Uma empresa decide investir na criação de uma app quando verificar que a mesma pode acrescentar valor ao seu negócio. O que significa? Na realidade pode significar diversas coisas dependendo a que se destina.
Melhoria de processos na organização
Pode melhorar processos existentes na organização (permitindo por exemplo, ter informação em tempo real para realizar negócios ou obter informação em tempo real sobre o negócio). O nosso cliente de cargas marítimas, por exemplo, pode receber os valores das cargas todos por smartphone, e perder menos tempo, quer a receber a informação, quer a digitalizá-la. Também permite ver a disponibilidade de espaço no barco, por exemplo.
Aumento da interação com o cliente
Pode aumentar a interação com o cliente. Por exemplo, é possível criar uma app para oferta de descontos e promoções exclusivas, que faz com que o cliente interaja com frequência com a mesma.
Aumento das compras ou registos
Um aplicativo pode permitir compras ou pré registos. Muitas apps oferecem a oportunidade de efetuar compras, com descontos exclusivos. Apps com as do Burger King, por exemplo
Uma vertente educativa ou social
Pode ser educativa: Um jogo educativo enquanto app é uma forma de fazer com que os utilizadores associem a uma app a uma marca enquanto se divertem, e aprendem. Também pode ser uma app com uma função meramente educativa ou para projetos de educação.
Alternativas ao desenvolvimento de apps
As alternativas a criar uma app (ou as chamadas apps web)
Como criadores de apps, até parece que estamos a falar contra o nosso produto. E, de certa forma, estamos mesmo.
Muitas das apps vendidas no mercado como apps, a preços mais baixos, não são, na realidade, apps nativas ou o que apelidamos de aplicações móveis verdadeiras. São apps, que em vez de serem construídas para cada sistema operativo, como o android e iOS, tem um aspecto de app mas são websites responsivos que funcionam em browsers.
E existem (raras) situações em que de facto até faz mais sentido criar este tipo de sites em detrimento da app. Mas também existem situações em que acontece exatamente o contrário, em que pensa que precisa de um site responsivo (vulgo app com base web) e o que precisa mesmo é uma app.
Vantagens e desvantagens de criar uma app nativa vs web
As vantagens de criar apps nativas
- O cliente tem a app instalada no smartphone Android e iOS
- Muita da informação estática pode ser acedida estando offline
- Recebe notificações diretamente na app
- Informação recolhida e autorizações substancialmente maiores
- Muita maior segurança contra terceiros
- Requerem a instalação e ocupam espaço (o cliente tem que ter um incentivo para a instalar)
- Tem que ter uma oferta única, pois o cliente tem que ter motivação para as querer manter no telefone
- Não precisam de instalação
- Se não houver acesso à internet, o cliente não tem acesso a nenhuma informação.
- A recolha de informação é limitada
Desvantagens das apps nativas
Vantagens das apps web
Desvantagens das apps web
As apps “verdadeiras” nativas apresentam muitas vantagens em relação às “ditas apps” de base web, mas o preço também é outro. O melhor será aconselhar-se com um profissional para saber qual o melhor no seu caso. Se quer falar com um dos nossos poderá fazê-lo aqui, sem compromisso.